top of page
ERICA SOBRINHO

CURAU





​Essa receita, mais conhecida por canjica na região nordeste, papa em Minas, equivale a uma passagem sem escala para a praça na cidade do interior. É viagem expressa para o puro creme do milho do repertório culinário brasileiro.




NGREDIENTES


6 espigas de milho

3 xícaras (chá) de leite

3/4 de xícara (chá) de açúcar

uma pitada de sal

canela em pó a gosto para polvilhar


PREPARO


Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Para debulhar as espigas: na tábua, apoie a espiga de milho de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar.


No liquidificador, bata o milho com o leite até triturar bem. Sobre uma panela, passe o leite batido por uma peneira, pressionando com as costas de uma colher para extrair bem todo o líquido – descarte o bagaço.


Misture o açúcar, leve ao fogo médio e mexa com um batedor de arame até começar a ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo por mais 5 minutos, até formar um creme grosso – o curau engrossa de repente, se começar a empelotar ou grudar no fundo da panela, retire do fogo e mexa vigorosamente com o batedor.


Com uma concha, distribua o creme em seis tigelas individuais e leve para a geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 1 hora. Sirva polvilhado com canela em pó.

Comments


bottom of page